▶️ Pedido de informações
PEDIDO DE INFORMAÇÕES
Este guia tem como objetivo auxiliar os usuários do SGP-e a realizar solicitações de informações complementares ao processo a outros Órgãos/setores por meio de documentos vinculados, de maneira simplificada.
Você pode acompanhar o passo a passo pelo vídeo explicativo ou conferir o conteúdo escrito e ilustrado nesta mesma página logo abaixo.
Vídeo sobre como realizar um pedido de informação:
#1 Clique no ícone para assistir ao vídeo em tela cheia (full screen) e, assim, auxiliar na visualização dos detalhes que estão sendo exibidos.
#2 Clique no ícone e selecione a opção Pt-BR para ativar as legendas do vídeo.
Atenção! Este vídeo é locutado, ou seja, possui áudio com explicações que complementam as imagens exibidas. Caso você não possua um fone de ouvido ou caixa de som no seu computador/notebook, ative as legendas disponíveis.
Quer saber mais? Aproveite a leitura abaixo!
Por dentro do processo referência é possível encaminhar solicitações de informações para outros Órgãos ou setores envolvidos nesse mesmo processo por meio de documentos vinculados.
O processo referência contém todo o conteúdo do processo e não é tramitado. Ele fica no setor para que se possa, por meio dos documentos vinculados, solicitar informações para complementar o processo. O Órgão/setor solicitado deve consultar o processo referência para ter base e responder a informação solicitada, inserindo sua resposta no documento vinculado recebido.
Ao enviar o documento vinculado de volta ao setor do processo referência, este tem a opção de receber e rapidamente juntar a resposta ao processo.
Cadastrando um pedido de informações
Para realizar um pedido de informações, consulte o processo em questão, clique em ‘Ações’ e, em seguida, em ‘Cadastrar documento vinculado’.
O sistema direciona para a tela de cadastro de documentos e algumas informações virão preenchidas de acordo com os dados do processo referência.
Informe o ‘Setor de Competência’, ou seja, aquele que deverá passar as informações complementares.
No campo ‘Detalhamento do assunto’ informe exatamente quais informações estão faltantes no processo e que deverão ser repassadas para dar prosseguimento ao trâmite.
Reforce também a informação de qual é o número do processo referência que deve ser consultado pelo Órgão/setor. Desta forma, não será necessário inserir as peças do processo referência no documento vinculado, evitando retrabalho e inserção de cópias das peças do processo.
Depois de todos os dados preenchidos, clique em ‘Próximo’.
Confira se tudo está correto e clique em ‘Concluir cadastro’.
Realize o encaminhamento para o setor de competência e aguarde o retorno com as informações solicitadas.
O documento cadastrado é automaticamente vinculado ao processo e você pode consultá-lo pela aba ‘Junções/Vinculações’.
Da mesma forma, o setor que passará as informações poderá consultar os dados do processo referência, acessando-o diretamente pelo link na tela de dados do documento.
Juntando as peças de um pedido de informações
Para juntar as informações passadas no documento vinculado ao processo referência, primeiro precisamos acessar o processo em questão, clicar em ‘Ações’ e, em seguida, em ‘Juntar documentos vinculados’.
Para que a juntada seja efetivada com sucesso, será preciso que o documento vinculado tenha sido recebido por você ou alguém do seu ´setor.
Ao acessar a pasta digital do processo, é possível verificar que as peças inseridas no documento já constam agora dentro do processo referência.
Conteúdo atualizado em dezembro de 2021.